Para entender como a maleta controla as revisões dos arquivos, é preciso entender como funciona a configuração inicial do serviço.
A primeira coisa que a maleta irá fazer quando um projetista ou outro usuário que tenha permissão para o upload de arquivos é verificar se ela atende a um padrão de nomenclatura, de acordo com as extensões de arquivos demarcados na área de “gerenciamento de extensões”, controlada pelo administrador e pelo coordenador de projetos que faz parte da maleta.
Obs.: apenas o papel coordenador e o administrador (o dono da conta) têm o acesso a essas configurações. Veja o artigo “Como definir o padrão de nomenclatura dos Arquivos da Obra?” .
Com o padrão da nomenclatura e as extensões de arquivo configuradas, o projetista (ou a pessoa responsável por postar arquivos na maleta), vai fazer o upload do arquivo em uma versão inicial (V0).
A partir dessa primeira versão, a Maleta fará o controle dos arquivos atualizados de forma automática.
A primeira coisa que a maleta irá verificar é se a nomenclatura do arquivo está de acordo com o padrão. Caso o arquivo que deseja fazer upload não esteja de acordo com a nomenclatura utilizada pela construtora, um aviso aparecerá na tela. Veja fazer esse ajuste no artigo ‘Como fazer upload de arquivos na Obra’.
Com a nomenclatura correta, a Maleta versiona automaticamente o arquivo. A versão anterior será movida para a subpasta “Arquivos obsoletos”.
Obs.: Caso um mesmo arquivo seja enviado duas vezes, o sistema exibirá uma mensagem de “arquivo duplicado”. Nele, você terá duas opções: manter a nova versão, ou renomeá-lo.
Optando pelo upload como uma nova versão, o novo arquivo substituirá o antigo, com versionamento atualizado. O arquivo antigo será movido para a pasta “arquivos obsoletos”, na qual você pode manter o controle sobre todas as versões dos seus arquivos.