Indústria 4.0 na construção civil

O uso das novas tecnologias da indústria 4.0 na construção civil deixou de ser um sonho distante, para chegar com todo o vigor aos canteiros de obra. E as razões dessa corrida por novos meios de produção e gerenciamento não são difíceis de entender.

Os velhos recursos de baixa tecnologia já não são suficientes para atender às demandas, tanto de encarregados, como de gestores de projetos.  Eles sentem a necessidade de expandir seu campo de visão, aumentando, assim, sua atuação e abordagem metodológica.

A aplicação de novas tecnologias da indústria 4.0 na construção civil chega como um suporte aos saberes e métodos antigos, dando um sopro de vitalidade. Elas causam um impacto a olhos vistos, agilizando processos e evitando desperdícios de materiais. Uma obra que utiliza esses recursos  consegue desenvolver-se melhor, além de ficar dentro de todos os padrões exigidos de controle de qualidade, com uma folga considerável.

Podemos citar como recursos quatro eixos principais, de onde variam outros tantos, vindos das tecnologias 4.0:

  • Inteligência Artificial
  • Drones
  • Internet das coisas
  • Realidade Aumentada

Cada um deles é parte importante no processo de implantação de tecnologias da indústria 4.0 na construção civil, que visam a auxiliar e modificar o modo que as coisas são feitas em uma construção. Veja cada um delas:

Inteligência Artificial

A inteligência artificial fez a ideia que se tinha sobre concepção e implementação de projetos dar um salto imenso, em relação a todos os anos que o homem constrói coisas. Ela chegou modificando o olhar dos projetistas e responsáveis técnicos que, com um conjunto de dados, conseguem ensinar a maquina a aprender com esses dados.

E a forma de fazer esse processo também foi simplificada. O que antes precisava de cálculos grandes e especialistas em modelos matemáticos, pode ser feito praticamente imediatamente, alimentando o sistema com os dados necessários. A máquina agiliza medições, compilações e utiliza os dados para melhorar a qualidade como um todo. A Inteligência Artificial aplicada na construção civil já tornou-se essencial, para algumas obras que exigem altos padrões técnicos.

Alguns exemplos de aplicação: Com a ajuda da Inteligência Artificial, e baseado nas informações que o responsável pelo projeto utiliza para alimentar o sistema, o computador consegue criar inúmeras variações de design e projetos. Depois disso, a equipe responsável consegue analisar o que foi feito e escolher, dentre as variações, qual a mais adequada aos planos. 

A máquina faz, inclusive, testes virtuais para identificar possíveis riscos à segurança trabalho do projeto, assim como materiais adequados e processos mais eficientes. Dessa forma, além de mais segurança e menos tempo demandado na criação, o projeto também terá um custo reduzido.

Drones

Os drones já são conhecidos pela maioria das pessoas. Mas, o que antes era apenas um brinquedo, ou parte de cenário de filmes de ação, entrou para a lista de acessórios essenciais para um projeto que visa a utilização da tecnologia 4.0 na construção civil.

Por sua mobilidade e manuseio simples, eles conseguem ser os olhos da equipe gestora do projeto na obra, sem que estes precisem estar lá. O drone tem a capacidade de transmitir dados, em tempo real, mantendo os bancos de dados atualizados.

Eles também conseguem identificar possíveis defeitos em equipamentos ou edificações, que podem ser corrigidos antes de causarem algum dano relevante ao andamento. Utilizando sensores infravermelhos, a antecipação dos problemas torna-se simples. O mapeamento das áreas a serem utilizadas, baseadas no georreferenciamento, torna-se uma ferramenta importantíssima para as equipes.

Todas essas ações são possíveis graças à tecnologia inclusa nos drones. Eles são equipados com sensores multiespectrais e RGB, que, voltados para baixo, conseguem mapear a área a ser construída.

Eles criam um “mapa” virtual, composto por várias imagens de ângulos diferentes, dando a perfeita visão da área. Cada mapa desses tem seus pontos linkados por georeferenciação, dando as coordenadas exatas onde os processos precisam ser feitos. Utilizar drones na construção é certeza de economia de tempo e recursos.

Internet das coisas

Internet das coisas é um termo que está se popularizando, embora sua utilização já seja bastante difundida. É ela que permite que objetos e equipamentos se comuniquem, criando soluções para problemas do cotidiano. Sabe aquelas geladeiras modernas que avisam quando acaba determinado alimento? Internet das coisas em ação.

Em um projeto de construção não poderia ser diferente. A internet das coisas, aplicada aos desafios de integração de uma obra, faz uso da tecnologia 4.0 na construção civil, sendo importantíssima para manter todos conectados e operando como se espera.

Além disso, com equipamentos que façam uso dela, fica mais fácil analisar, inclusive, os padrões de movimentação das pessoas, ajudando a entender a logística e as demandas reais. A prevenção de defeitos e atrasos também podem ser feitos utilizando essa tecnologia.

Sensores localizados por toda a área de construção enviam dados em tempo real, mantendo cada parte do projeto monitorada.

Utilizando esse recurso, fica muito mais simples, por exemplo, fazer o gerenciamento da frota, sabendo exatamente onde cada equipamento se encontra. O responsável pelo projeto pode, também, manter o controle sobre consumo de recursos, pois cada máquina relata automaticamente uma série de fatores para um banco de dados central, incluindo localização, velocidade, consumo de combustível e requisitos de manutenção.

Realidade Aumentada

Também utilizada, a princípio, pela indústria de games e entretenimento, a realidade aumentada chega às mãos dos responsáveis técnicos como mais uma forma de entender as especificidades de cada projeto, e as maneiras de adaptá-lo da melhor maneira possível.

Com ela, utilizando um aparelho celular, pode-se prever como ficará uma determinada construção, antes dela ser feita. Para isso, com as devidas configurações, basta apontar o aparelho para o local onde será feita e a visualização é instantânea.

Imagine poder fazer demonstrações para eventuais compradores, ou determinar se um veículo X cabe ou não em uma garagem que será construída. A realidade aumentada traz uma nova visão sobre a finalização dos projetos, sem precedentes.

Através dela, os clientes podem fazer tours virtuais, tendo a visão exata de cada parte do projeto, inclusive com a parte da decoração. Isso facilita o processo de venda.

Além disso, existem outros benefícios, como:

  • redução do ciclo de venda;
  • diminuição de riscos no canteiro de obras;
  • ganho de produtividade em toda a cadeia construtiva;

Toda a cadeia de construção é impactada pela realidade aumentada. Isso, sem falar nos ganhos com manutenção e treinamento de equipe. Fazer uso das tecnologias da indústria 4.0 na construção civil é um ganho em qualidade e agilidade de projeto.

Viu como as novas tecnologias aplicadas a construção civil são uma aliada da qualidade e da prevenção de desperdícios e atrasos? Fazer uso dessas técnicas ajudam a manter todo o projeto atualizado e em andamento, sem contratempos e aborrecimentos desnecessários.

Aqui na Maleta do Engenheiro, temos soluções que te ajudam a manter o andamento de seus projetos de maneira racional e ágil. Para conhecer melhor nossas funcionalidades, você pode se cadastrar gratuitamente para conferir nosso ambiente virtual ou agendar uma visita guiada sem custo para ver todos os nossos serviços.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *