A ISO 19650: Organização da informação da construção – Gestão da informação usando modelagem da informação da construção, é um padrão internacional que tem como objetivo regular a gestão da informação sobre todo o ciclo de vida de um ativo, utilizando o Building Information Modeling (BIM). A norma padroniza e busca prover mais qualidade nos processos em BIM. Então se você está iniciando o trabalho com BIM ou até mesmo já começou mas busca melhorar significativamente os processos, a norma será uma importante ferramenta.
A ISO 19650 contempla tanto processos pertinentes ao desenvolvimento de projetos, execução e operação da edificação/ativo, como também a etapa de gerenciamento da manutenção/gestão da edificação. Aqui estão algumas das principais razões pelas quais a ISO 19650 é significativa:
Padronização: A ISO 19650 promove uma estrutura comum e processos padronizados para o gerenciamento de informações relacionadas a projetos de construção. Ele ajuda a estabelecer consistência e interoperabilidade entre diferentes partes interessadas, incluindo clientes, projetistas, empreiteiros e gerentes de instalações.
Colaboração e Comunicação: O padrão enfatiza a importância da colaboração e comunicação eficazes entre os participantes do projeto. Ele fornece diretrizes para troca de informações, coordenação e integração de dados, facilitando um melhor trabalho em equipe e reduzindo erros ou mal-entendidos.
Gerenciamento de informações: a ISO 19650 se concentra no gerenciamento eficaz de informações digitais em todo o ciclo de vida do ativo. Ele fornece orientação sobre requisitos de informação, processos de gerenciamento de informações e o uso do BIM para apoiar a tomada de decisões em diferentes estágios do projeto. Isso leva a uma melhor organização de dados, acessibilidade e insights orientados por dados.
Suporte no Ciclo de Vida da edificação: A ISO 19650 contempla etapas ao longo de todo o ciclo de vida do ativo. Ao incorporar dados relevantes ao modelo BIM, este modelo permite uma melhor análise e avaliação de diversos fatores como custos, previsibilidade de processos, não apenas na etapa de projeto e construção, como também na operação e manutenção do edifício (Facilities Management).
Não podemos deixar de lembrar que a ISO 19650 é um padrão reconhecido internacionalmente, adotado por muitos países em todo o mundo. Seguir suas diretrizes e requisitos pode facilitar a colaboração e a troca de informações entre organizações que operam em diferentes regiões ou que participam de projetos internacionais.
Mas conta pra gente, a ISO 19650 já está sendo estudada em sua organização?