Romeu Neiva Neto - CEO da Coordly

Para garantir a precisão e a consistência dos projetos de construção em BIM, é crucial definir corretamente a origem do projeto. Essa origem deve estar vinculada tanto com o ponto RN 0,00 do levantamento planialtimétrico quanto com pontos específicos que apresentaremos a seguir.

Origem do Modelo

No contexto de um projeto que está sendo modelado no Revit, o ponto de levantamento e o ponto base de projeto são sempre coincidentes. Porém, é possível adotar um deslocamento de uma desses pontos manualmente ou por meio do processo de “adquirir ou publicar coordenadas.” 

Survey Point (Ponto de Pesquisa)

O Survey Point é um ponto de referência crucial que define a localização do modelo no mundo real. Este ponto deve ser estabelecido em um canto do terreno do projeto ou na intersecção de duas linhas de divisa. Ele define a origem do sistema de coordenadas do levantamento topográfico, fornecendo um contexto real para o modelo. No modelo, ele pode ser identificado pelo seguinte ícone:

Para configurar o Survey Point corretamente, ele deve ser movido para a posição adequada no modelo, coincidente com o RN 0,00 do levantamento planialtimétrico. Os parâmetros Norte/Sul, Leste/Oeste, Elevação e Ângulo para o Norte devem ser preenchidos adequadamente. Após definido, o Survey Point deve ser fixado no projeto com o ícone de clipe ao lado esquerdo do símbolo.

O Ângulo do Norte Verdadeiro deve ser zerado (00). Se houver estudos solares para o projeto, esse ângulo deve ser ajustado conforme a realidade. A edição pode ser feita diretamente no ponto de pesquisa ou através da ferramenta Gerenciar \ Posição \ Rotacionar o norte verdadeiro.

Base Point (Ponto Base)

O Base Point define a origem (0,0,0) do sistema de coordenadas do projeto, estabelecendo uma referência para medir distâncias e posicionar objetos dentro do modelo. Este ponto pode ser identificado pelo seguinte ícone:

Após configurar o Survey Point e o norte do projeto, é necessário configurar o ponto base do projeto, conforme acordado no BEP (Plano de Execução BIM).

Internal Origin (Origem Interna)

A Internal Origin é um ponto pré-definido pelo software e não pode ser alterado após o início do desenvolvimento do projeto. Este ponto pode ser identificado pelo seguinte ícone:

Recomenda-se que a Internal Origin esteja na mesma posição do Survey Point dentro do modelo. A definição desses pontos deve ser acordada com a equipe de desenvolvimento do projeto de arquitetura no início do processo, preferencialmente na etapa legal, pois este ponto permanecerá o mesmo do início ao fim do projeto e servirá como base para o desenvolvimento de todos os projetos mencionados no BEP.

Sistemas de Coordenadas

Para o desenvolvimento de todas as disciplinas de projetos, deve-se adotar o sistema de coordenadas da Internal Origin da arquitetura ou o Survey point, a depender da organização desses pontos nos modelos das demais Disciplinas. Ao inserir vínculos das disciplinas de arquitetura e estrutura, que são fundamentais para o desenvolvimento dos demais projetos, a inserção deve ser feita utilizando o posicionamento “Automático – Da origem interna para a origem interna” dentro do Revit quando for utilizado o Internal Origin e “Automático – através de coordenadas compartilhadas” quando for utilizado o Survey Point.

Ao exportar arquivos NWC, deve-se usar a configuração “Project Internal” no campo Coordinates para o uso coincidente do Internal Origin e “Shared” para o uso coincidente do Survey Point.

Esse processo é fundamental para uma maior assertividade no  processo de coordenação, pois irá acelerar a forma como o Coordenador e as demais equipes trabalham quando existem múltiplos modelos que serão “federados” ao longo de todo o processo de desenvolvimento do projeto.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *