A plataforma BIM é uma tecnologia que vem ganhando força no mercado da construção civil por conta do grande leque de vantagens que oferece aos profissionais. Integrando vários processos de especificação dos projetos, controle de orçamento e detalhamentos para a execução, é uma forma prática de reunir todos os dados relevantes de um empreendimento e visualizar a proposta sob uma ótica mais ampla.

Os benefícios que a utilização deste tipo de sistema oferece são tão expressivos que o Poder Público já se manifestou a respeito, criando uma estratégia para incentivar o uso da plataforma BIM em âmbito nacional com o Decreto 9.377, de 2018 – recentemente revogado e substituído pelo Decreto 9.983, de agosto de 2019. A ideia é estimular a capacitação dos profissionais e facilitar as condições de investimento neste tipo de tecnologia especialmente na esfera pública, que deve se estruturar para adotar a plataforma BIM com expectativa de aumentar em 10% a produtividade do setor de construção civil e reduzir em até 20% os custos do processo de projeto e execução.

Os prazos de implementação deste projeto contemplam o aumento gradual de exigências a serem atendidas para aceitação dos modelos pelo Poder Público. Com isso, o investimento em uma ferramenta completa para elaboração e execução dos projetos é cada vez mais importante para os profissionais deste setor. Além de aumentar a produtividade do trabalho e elevar a qualidade dos empreendimentos realizados, investir em uma plataforma BIM é uma maneira concreta de se manter à frente das exigências do mercado.

O que é uma plataforma BIM?

Uma plataforma BIM é um sistema que integra todas as informações a respeito de um projeto, concentrando todo o ciclo de construção em um espaço acessível para todos os envolvidos. Esta tecnologia permite organizar todos os dados referentes a uma obra em um só lugar, comunicando o trabalho de todas as frentes de serviço para os outros profissionais, evitando conflitos e facilitando o desenvolvimento e execução da proposta da melhor maneira possível.

A modelagem com o conceito BIM é baseada na administração da colaboração multidisciplinar necessária para a realização de um projeto, redesenhando o modelo de execução linear utilizado para o desenvolvimento das propostas de construção. O sistema BIM possibilita a realização de vários trabalhos ao mesmo tempo, aumentando o controle sobre as decisões da obra por fornecer dados para análise dos profissionais em tempo real. A gestão do projeto é muito mais completa e precisa, reunindo informações sobre o desenho, orçamento, planejamento e execução do empreendimento na mesma tela.

No vídeo abaixo, explicamos um pouco sobre a utilização do BIM e como funciona o auxílio desta ferramenta nas diferentes atividades de cada etapa do desenvolvimento de um projeto.

Como funciona a Maleta do Engenheiro?

A Maleta do Engenheiro é uma plataforma online que engloba diversos serviços para armazenamento, gerenciamento e desenvolvimento de projetos de construção. Assim, a Maleta não é apenas uma plataforma BIM: é um sistema completo que contempla a organização dos documentos, armazenamento dos arquivos em nuvem, proteção de acesso com senha e criação de redes de colaboração para as propostas desenvolvidas.

A Maleta possui um sistema de nomenclatura que permite o gerenciamento dos arquivos de diversos projetos diferentes de forma catalogada, facilitando a gestão dos documentos e diminuindo o trabalho necessário para organizar as propostas. O armazenamento dos trabalhos em nuvem proporciona o seu acesso a todo momento através de qualquer dispositivo, simplificando o trabalho conjunto que a plataforma BIM viabiliza.

Desta forma, a tecnologia de integração padroniza o trabalho de todos os profissionais envolvidos, que podem realizar suas funções separadamente e disponibilizar os arquivos em tempo real para os colegas, reduzindo o tempo necessário para o fluxo de trabalho e evitando erros nos documentos e nos projetos. Isso diminui significativamente problemas na execução das propostas e retrabalhos na concepção e realização da obra, gerando economia de custos com o corte de despesas desnecessárias.

O resultado da utilização da Maleta do Engenheiro são projetos de maior qualidade, facilidade para a elaboração das propostas de construção e muito mais controle na execução dos empreendimentos – além de obras mais rápidas e baratas. Por todos estes motivos, atualizar as tecnologias utilizadas é muito importante para que os profissionais evoluam seus processos de projeto e ofereçam serviços cada vez mais superiores, mantendo-se sempre à frente do mercado.

A Maleta do Engenheiro é uma solução online que visa trazer o BIM para a sua empresa e proporcionar mais facilidade para o desenvolvimento e gerenciamento de projetos. Conheça o nosso site e descubra todas as funcionalidades que a plataforma oferece para impulsionar o trabalho de profissionais da área da construção e aumentar a qualidade dos projetos realizados.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *