A Innovar Construtora nasceu no ano de 2000, do sonho de empreendedores que buscavam uma construtora que oferecesse produtos diferenciados ao mercado. A empresa se consolidou com o propósito de trabalhar em projetos criativos e inteligentes, que facilitam, interagem e correspondem às necessidades dos seus clientes. A empresa já soma atualmente mais de 1 milhão de metros quadrados em obras, entre unidades de casas, unidades comerciais, apartamentos e loteamentos.
A modernização de processos
A Maleta do Engenheiro é uma plataforma de gerenciamento de documentos de construção com foco em processos BIM (Building Information Model). A startup conecta todos os envolvidos nos projetos de construção civil ao canteiro de obras de forma simultânea e colaborativa.
A Maleta do Engenheiro oferece a visualização de documentos de construção em 2D e 3D, controle e organização dos arquivos de uma obra de forma prática e funcional, além de se integrar com diversos serviços de armazenamento em nuvem.
A Innovar encontrou na Maleta do Engenheiro a solução para implementar os processos BIM em seu trabalho e, desta forma, modernizar o processo de construção e evitar a ocorrência de problemas muito comuns na construção civil: retrabalho, custos acima do planejado e atrasos na obra.
A troca de documentos e arquivos de construção, que era feita por meio de CDs ou pendrives, ganhou um upgrade com o uso de serviços de armazenamento em nuvem. Porém, ainda era difícil controlar o acesso aos documentos ou fazer um versionamento efetivo. O processo de plotagem ainda era totalmente manual, com o registro em planilhas.
O uso do BIM na Innovar
Na construtora, a aplicação do BIM começou em um empreendimento de dois edifícios de 20 pavimentos cada para uso comercial na região de Aparecida de Goiânia, em Goiás, com o foco na etapa de projetos.
Foi aplicada a coordenação 3D de projetos visando melhorar a qualidade da construção por meio da identificação de interferências e da precisão da quantificação para a orçamentação. Hoje, a Innovar já está em seu terceiro empreendimento construído com a metodologia BIM.
Resultados positivos
Economia de recursos
Com o uso do BIM e a Maleta do Engenheiro, tornou-se possível prever os conflitos e compatibilizar os projetos arquitetônicos e estruturais e, assim, detectar falhas construtivas e omissões que possivelmente só apareceriam durante a obra.
Desta forma, foram previamente evitados diversos problemas de atraso e retrabalho causados por incompatibilidade de projetos, o que reduziu custos, minimizou os vícios de construção e diminuiu o tempo de projeto e execução que são onerosos em uma construção desse porte.
Ainda foi possível extrair as informações necessárias para quantificar a necessidade de materiais, e assim fazer um orçamento assertivo da obra.
Todos os processos de controle manual foram automatizados, e o tempo necessário para a execução dessa tarefa foi drasticamente reduzido.
Visão do processo de coordenação
Com a Maleta do Engenheiro, foi possível ter a visão do processo de coordenação de projetos, que era visto como uma entrega simples por parte dos projetistas. Os projetos não eram analisados criticamente antes de ir para o canteiro de obras, por falta de tempo, que era gasto no controle e organização manual da documentação.
As informações de projeto são valiosíssimas para quem executa a obra, pois o que vai parar no papel que chega à obra é o que guia todos os trabalhos da equipe. Essas informações precisam ser bem analisadas. Hoje a Innovar faz isso olhando pro modelo BIM.
Quer conhecer a Maleta do Engenheiro, solução utilizada pela Innovar? Agende uma conversa com um especialista BIM agora mesmo!