O BIM, apesar de não ser uma área nova, é um campo ainda em desenvolvimento. É a partir da experiência dos usuários, do surgimento de normativas, que tanto vão se delineando boas práticas, como também aumenta-se o entendimento do que não fazer. Existe uma série de conceitos relacionados a este segmento, todavia é importante estar atento a usabilidade e aplicabilidade dos mesmos.
A maioria dos especialistas já entraram em consenso, por exemplo, que o BIM não deve ser vinculado a dimensões como 4D, 5D, 6D, 7D… E sim a Usos. (Mas este assunto pode ficar pra um outro artigo).
Hoje vamos falar do LOD. O termo LOD, trata-se de uma métrica para desenvolvimento de informações em Modelos da Construção, e busca organizar informações de forma a guiar profissionais da indústria AECO na especificação e produção de informações nos diferentes estágios do processo de projeto , construção e operação.
O LOD está organizado em uma gradação de níveis que vão do 100 ao 500 e tem as seguintes características de acordo com o BIM Forum (2021):
LOD 100: Os elementos LOD 100 não são representações geométricas. Exemplos: são informações anexadas a outro modelo, elementos ou símbolos que mostram a existência de um componente, mas não sua forma, tamanho ou localização precisa. Qualquer informação derivada de elementos LOD 100 devem ser considerados uma “aproximação”
LOD 200: Neste LOD, os elementos são espaços reservados genéricos. Eles podem ser reconhecíveis como os componentes que representam, ou podem ser volumes para reserva de espaço. Qualquer informação derivada de elementos LOD 200 devem ser considerados uma “aproximação”
LOD 300: A quantidade, tamanho, forma, localização e orientação do elemento conforme projetado podem ser medidos diretamente do modelo sem fazer referência a informações não modeladas, como notas ou legendas de dimensão. A origem do projeto é definida e o elemento está localizado com precisão em relação à origem do projeto.
LOD 350: As peças necessárias para a coordenação do elemento com elementos próximos ou anexados são modeladas. Essas partes incluem itens como suportes e conexões. A quantidade, tamanho, forma, localização e orientação do elemento conforme projetado podem ser medidos diretamente a partir do modelo sem referência a informações não modeladas, como notas ou legendas de dimensão.
LOD 400: Um elemento LOD 400 é modelado com detalhes e precisão suficientes para a fabricação do representado componente. A quantidade, tamanho, forma, localização e orientação do elemento conforme projetado podem ser medidos diretamente do modelo sem fazer referência a informações não modeladas, como notas ou cotas de dimensões.
LOD 500: O elemento do modelo é uma representação verificada em campo em termos de tamanho, forma, localização, quantidade e orientação. Informações não gráficas também podem ser anexadas aos elementos do modelo.
Todavia apesar do conceito que parece ser resoluto e usual, na prática são encontrados problemas. De acordo com o BIM Forum (2021), o esquema LOD aborda vários problemas que surgem quando um modelo BIM é usado como uma ferramenta de comunicação ou colaboração, ou seja, quando alguém que não seja o autor extrai informações dele.
A fim de nortear usuários, o BIM Forum em 2021 publicou um documento que fornece um padrão desenvolvido pela indústria para descrever o estado de desenvolvimento de vários sistemas, montagens e componentes dentro de modelos BIM. Este padrão permite consistência na comunicação e execução por facilitar a definição detalhada de marcos e entregas BIM.
A intenção desta especificação é ajudar a explicar a estrutura LOD e padronizar seu uso para que se torne mais útil como uma ferramenta de comunicação.
Para ler na integra acesse: https://bimforum.org/resource/%EF%BF%BC%EF%BF%BClevel-of-development-specification/