Primeiramente é importante sabermos o que é a buildingSMART.
A buildingSMART é uma entidade sem fins lucrativos, que objetiva desenvolver formas digitais abertas para o trabalho no setor AECO (Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação). Um dos grandes desafios do setor, é desenvolver processos de trabalho, que permitam a colaboração entre profissionais e o intercâmbio de informações, todavia esta tarefa não é fácil. Deste modo, o trabalho da buildingSMART é de suma importância. Sendo uma iniciativa que busca unificar diferentes pontas da cadeia produtiva, como usuários finais e grandes fabricantes de softwares.
Os padrões buildingSMART ajudam os proprietários de ativos e toda a cadeia de suprimentos a trabalhar de forma mais eficiente e colaborativa durante todo o ciclo de vida do projeto e do ativo.
Mas o que é a certificação?
A certificação trata-se de uma comprovação sobre seu conhecimento sobre o assunto. Ao receber a aprovação, você recebe também um selo atestando o nível a qual se submeteu.
Quais são os níveis da certificação?
Atualmente (2024), existem 4 níveis:
Entry Level
Foundation Level
Management Level
Practitioner Level
O nível inicial – Entry Level, não necessita de pré-requisitos. Ou seja, qualquer interessado pode realizar o teste. Para saber detalhes e pré-requisitos dos demais níveis acesse: https://education.buildingsmart.org/our-program/
Ao se submeter ao teste, o profissional terá acesso ao conteúdo de aprendizagem desenvolvido internacionalmente; refletindo tendências atuais da indústria, padrões internacionais, melhores práticas e implementação de projetos no mundo real. Se você já for familiarizado com conceitos BIM, certamente vai tirar de letra o teste. São feitas 10 perguntas a respeito do conteúdo e o candidato dispõe de 10 minutos para finalização.
Mas afinal, o que ganho com isto?
A certificação é uma “chancela” sobre seu conhecimento sobre BIM, formatos abertos e buildingSMART, as principais vantagens de obter a certificação é a comprovação que você está por dentro dos conceitos atualizados sobre o tema, principalmente em se tratando dos padrões internacionais do assunto e a possibilidade de uma maior aproximação com a comunidade buildingSMART e BIM. Você não vai querer ficar de fora, né?
Teste