como reduzir custos da obra usando a Maleta do Engenheiro

Na economia desafiadora de hoje, todo gerente de projeto precisa ser organizado e ter controle sobre a sobrecarga de informações nos projetos. Essa sobrecarga junta-se ao acúmulo de tarefas e detalhes desnecessários ao longo de um período de tempo, e leva à ineficiência e aumento de custos. Como gerente, é importante entender o que a desorganização faz a um projeto, bem como o que pode ser feito para reduzi-la e, assim, também reduzir custos da obra.

A desorganização também pode aumentar os custos dos projetos ao desacelerar a tomada de decisões e a comunicação. Isso ocorre porque os gerentes gastam muito tempo trabalhando no fluxo do projeto, e não nos detalhes de cada etapa. Isso faz com que esses profissionais tomem decisões precipitadas que não são necessariamente no melhor interesse do projeto. Além disso, projetos mal organizados costumam ser lançados sem um plano adequado. Como resultado, a implementação do projeto pode demorar mais do que o planejado e custar mais dinheiro.

Dentro dessa realidade em que o gestor não pode controlar, cresce a necessidade de encontrar alternativas que ajudem a reduzir custos, sem deixar a qualidade da construção cair. A questão que surge com frequência é: como o gestor pode fazer a obra se desenvolver, enquanto reduz custos e mantém a qualidade? E ainda: é possível reduzir o custo de construção planejando e organizando adequadamente o seu processo de trabalho?

Felizmente, a resposta para essas questões é sim. É completamente possível reduzir os custos, mantendo a qualidade do produto final, com algumas mudanças de hábitos no canteiro de obras, assim como uma mudança na visão da equipe gestora.

Controle de custos, desde o projeto

Uma maneira de reduzir os custos de obra é projetar, adequadamente, o local da construção antes do início do projeto. Criar um plano preciso do layout do local onde todas as entradas, utilitários e instalações estarão localizadas, ajudará a visualizar as possíveis interferências de maneira mais clara. O mapa deve incluir todas as movimentações de terra e distâncias de todas as estruturas, para garantir que você tenha espaço para todos os materiais necessários. Determinar exatamente quantos materiais, suprimentos e trabalho serão necessários para completar o projeto é uma forma segura de reduzir os custos, através do entendimento da lógica e da dinâmica de uma obra.

Planejar corretamente os trabalhos (em termos de uso de materiais, requisitos de mão de obra e técnicas de design mais sustentáveis) ajudarão a economizar tempo e dinheiro a longo prazo. Olhar para o que está disponível no atual mercado de construção é uma ótima estratégia também, já que todos os dias novas técnicas e materiais mais baratos e sustentáveis são desenvolvidos e comercializados.

Ao olhar ao redor no que está disponível, e comparando o que está sendo usado em edifícios atuais, com o que está disponível no mercado, o gestor pode criar um design enxuto que atenda às necessidades e orçamento dos ocupantes da construção.

Mantenha a documentação em dia

Um ponto que regularmente é deixado de lado, não sendo considerado como ponto importante na redução de gastos, é a organização dos documentos da obra. Documentos desorganizados e desatualizados geram despesas desnecessárias, levando em consideração que o próprio processo de aquisição de materiais fica comprometido. Não é difícil que um material que já se encontra na obra seja comprado novamente, ou que um atraso causado pela falta de informação possa causar gastos com mais dias de aluguel de maquinário ou pagamento de pessoal.

Nesse cenário, a utilização do BIM e da Maleta do Engenheiro ajudam bastante. É praticamente impossível que documentos repetidos ou desatualizados circulem entre os participantes do projeto. Com a implementação da tecnologia BIM e suas rotinas, não só o acesso à informação passou a ser difundido de maneira objetiva, como eliminou o excesso de informação e ruídos entre todos.

O controle adequado da documentação cria a segurança nas ações que serão desenvolvidas, além de mostrar, claramente, um panorama em tempo real de tudo que acontece, desde  o escritório de projetos até o canteiro de obras. E a utilização do modelo BIM como apoio dessas ações é primordial.

Aqui na Maleta do Engenheiro, temos soluções que vão te ajudar a manter os custos em dia, além de otimizar todos os processos do projeto. Entre em contato clicando aqui, para saber mais.

Economizando com os resíduos

Pensar no correto descarte dos resíduos também ajuda, e muito, na redução dos custos. Entender o processo de utilização e de descarte de cada material cria um ambiente mais dinâmico, sem perdas desnecessárias, aproveitando ao máximo cada item.

Usar materiais reciclados ou recicláveis também é uma ótima maneira de reduzir os custos de construção. Ao usar materiais não-tóxicos e biodegradáveis, é possível reduzir bastante a quantidade de lixo que acaba em nossos aterros e isso ajudará a reduzir o custo total da eliminação de resíduos indesejados que é produzido durante a construção.

A adequação a métodos de construção menos agressivos ambientalmente, gerando menos desperdício, é uma tendência mundial.

Reduzir os custos da obra, para além dos prédios

A economia de recursos não se fixa apenas na construção civil. Quando se trata de projetos de infraestrutura, como estradas, pontes e aeroportos, a escalada de custo ocorre nos estágios iniciais do projeto. Embora seja possível fazer economias significativas ao longo do caminho, é melhor ficar com soluções bem estabelecidas, experimentadas e verdadeiras quando se trata de projetos de infraestrutura. Tentando novas tecnologias e materiais nestes tempos de aumento de custos de material poderia finalmente custar muito mais dinheiro do que o previsto.

O BIM, por ser uma ferramenta metodológica extremamente versátil, consegue ajudar a gerir todo tipo de construção e projeto, controlando os processos, organizando os documentos e reduzindo custos.

E engana-se o gestor que pensa que basta reduzir qualidade do material para conseguir reduzir custos da obra. Quando um contratante opta por usar um material em vez de outro, pode ocorrer justamente o contrário. Escolher usar um material mais barato e menos eficiente, muitas vezes leva a um aumento de custos, já que materiais de baixa qualidade tendem a ser menos eficientes, desgastando-se mais fácil e criando a necessidade de reposição.

O cenário oposto também é verdadeiro. Usar o material mais caro possível pode às vezes levar a uma escalada de custos. Cabe ao gestor orientar o contratante, para ele entender que não é a busca pelo material mais barato que importa, mas o custo-benefício.

Se você estiver envolvido em qualquer aspecto do processo de construção, seja um arquiteto, engenheiro, empreiteiro ou proprietário de propriedade, você deve estar ciente de como os materiais podem afetar seus custos do projeto. Escolhendo os materiais certos, trabalhando com um contratante qualificado e evitando escalonamento desnecessário pode ajudá-lo a evitar custos desnecessários do projeto.

Se você está curioso para saber mais sobre como a Maleta do Engenheiro pode ajudar seu projeto a decolar mais rápido e reduzir custos da obra, entenda como a Innovar Construtora economizou com a Maleta do Engenheiro e entre em contato! Você também pode se cadastrar gratuitamente para conferir nosso ambiente virtual, ou agende uma visita guiada sem custo para ver todos os nossos serviços.

Você ficará surpreso com toda a tecnologia que receberá, e no quanto irá economizar no seu orçamento.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *